terça-feira, 23 de junho de 2009

O Inverno chegou!

Muitos pensam, erroneamente, que os animais não sentem frio, mas quando a temperatura cai, os cachorros também sentem as consequências, principalmente os de pêlos curtos, como o caso de nossos Fox Paulistinhas.

No inverno, eles podem adquirir doenças típicas da estação como a tosse dos canis. Os sintomas são parecidos com os do nosso resfriado: febre, espirros, coriza, tosse e falta de apetite. E para que ele não sofra tanto com as mudanças bruscas de temperatura, ai vão algumas dicas:

- Opte por roupinhas para deixá-los mais aquecidos, principalmente para passear na rua e à noite. Qualquer Pet-Shop tem uma infinidade de modelos, cores e preços para você escolher.

- Passeios. O ideal é sair com seu cão quando estiver sol, mas como no inverno também há dias em que o sol está bem quente, muita atenção com os passeios feitos a partir do meio-dia, o sol muito forte pode queimar as patinhas deles em contato com o solo.

- Conforto. Não é preciso colocar o cão para dormir na cama com você, mas ele merece um cantinho gostoso e quente. Se ele dorme em piso frio, forre o lugar com um tecido ou cobertor e abrigue-o longe do vento.

- Banhos sob medida. Diminua a frequência de banhos (se possível). Em vez de semanal, pode ser quinzenal. E muita atenção aos cuidados pós-banho, é preciso certificar-se de que o lugar escolhido tenha água quente e seja fechado. Outra dica é não sair logo em seguida, pois isso evitará um choque térmico nos dias muito frios.

- Se o seu cão não pára um segundo (nosso caso!), você pode aumentar a porção de ração em 20% nesta época, pois o consumo de alimento aumenta o nível energético, mas o ideal é manter a alimentação saudável, com uma ração de qualidade e frutas. Já para os cães obesos (raridade nos nossos pequeninos), nada de aumentar a comida.

Seguindo essas pequenas dicas, seu cão e você curtirão essa época do ano sem problemas!