quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Fox Paulistinha - Terrier Brasileiro

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

O Fox Paulistinha é um cão esbelto, de construção harmônica e estrutura robusta, sem ser excessivamente pesado. Seu tronco, inscrito num quadrado, é modelado em linhas nitidamente curvas, o que o distingue de maneira inequívoca do retilíneo Fox Terrier de pêlo liso. A altura do Terrier Brasileiro, para os machos, varia de 35 a 40 cm, e, para as fêmeas, de 33 a 37 cm. Seu peso máximo: 10 quilos.

TEMPERAMENTO
É um cão meigo, afável, ágil, amigo, companheiro, valente, corajoso, brincalhão, divertido, alegre e, além de lindo, muito inteligente. Aprende tudo com rapidez. Ótimo cão de alarme, companhia e caça. Graças ao seu temperamento é freqüentemente empregado em números circenses. Além disso, é um valente guarda e um bom caçador. Seu instinto de caçador aflora quando encontra animais selvagens, principalmente os de pêlo. Não vacila diante de ratos, perseguindo-os até matá-los, sendo, nesta tarefa, mais eficaz que os próprios gatos. Por isso, se seu fox paulistinha precisar conviver com outros animais, acostume-o desde logo, para evitar futuros problemas. Se a convivência com eles começar cedo, não haverá brigas. O Terrier Brasileiro é um cão que requer poucos cuidados, proporcionando muitas alegrias ao dono, e facilmente adaptável à qualquer ambiente. Os banhos são raros, por causa da sua pelagem curta, mas não tem desafeto à água: adora nadar. É paciente, adora crianças e é de uma lealdade sem limites para a família que o adotou, porém desconfiado com estranhos. Seu comportamento é fruto da sua criação, convivendo bem com seu dono e familiares em casa ou apartamento.

A criação de filhotes é fácil. O acasalamento é feito quase sempre de forma natural, sem precisar de ajuda; a mãe cuida sozinha da prole e do ninho, mantendo-o limpo. Normalmente nascem de 6 a 8 filhotes, e a própria cadela cuida do revezamento para que todos os filhotes tenham acesso a seu leite. No terceiro dia de vida as caudas deverão ser cortadas, na articulação da segunda com a terceira vértebra. A própria mãe cuida dos "curativos". Em alguns locais, como na Europa, o corte por estética vem sendo proibido, mas há casos em que o filhote nasce com a mesma no tamanho certo ou mesmo sem a cauda.
(Nomes internacionais: brazilian terrier, terrier brasiliano, terrier brésiliénne, brazilianisch terrier, burajiro terria (som do japonês), terrier brasileño)