segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conheça o Agility!

O agility é uma das modalidades esportivas possíveis a todos os cães.
O principal objetivo do agility é desenvolver a inteligência e a agilidade do cão levando-o a um perfeito entrosamento com o seu dono. Consiste em fazer seu cão percorrer um trajeto durante o menor período de tempo possível, trajeto demarcado por diferentes obstáculos que ele deve transpor com sucesso. O vencedor é aquele que comete menos faltas no menor tempo possível.
A prática do agility subentende-se que o cão tenha uma boa educação de base, que seja obediente e em ótima forma física.
Exige o amor, a paciência e a dedicação do homem unida à vontade de agradar e de acertar do cão.
É claro que sendo um esporte possível a todos os cães e existindo inúmeras raças, isto com certeza influenciará no aprendizado, fazendo com que ele apresente maior ou menor facilidade.
É um esporte relativamente novo, começou por volta de 1980, pelos ingleses. No Brasil engatinha desde 1997, mas está interessando cada vez mais aos amigos dos cães, tanto os amadores quanto os profissionais. Descobrimos mais esta aptidão para nosso brasileirinho, o Terrier Brasileiro, que é exportado para a Europa, também, para esta finalidade.


A 1ª fase do agility é o Treinamento Básico de Obediência (TBO), onde os cães têm sua primeira experiência com o aprendizado, ou seja, onde eles começam a aprender os comandos do tipo: Não!, Junto!, Devagar!, Alto!, Em Pé!, Fica!, Senta! e Deita!.

Sendo a partir daí que o Terrier Brasileiro começa a sua “brincadeira”, em que para cães desta raça é tão fácil aprender que já em sua 3ª ou 4ª aula estão aptos a começar o agility propriamente dito, pois já têm os comandos suficientemente assimilados.
Uma boa comparação pode ser feita entre um Terrier Brasileiro e um Humano saudável e sociável. Pois um está para o agility assim como o outro está para uma boa festa!
Sua capacidade de aprendizado é tão rápida que facilmente pode-se notar sua intimidade com comandos do tipo:
· Salta Usados em obstáculos do tipo: cavaletes com barras, distância muro ou viaduto e pneu
· Entra / Passa Comando para obstáculos de passagem: túnel rígido e túnel flexível

· Sobe / Desce / Pára obstáculos de zonas de contato: paliçada, passarela e gangorra

· Passa / Junto Usado no que talvez seja o mais difícil dos obstáculos que é o slalon

· Em Pé / Senta / Deita Utilizado para zonas de paradas

Para o Terrier Brasileiro cada dia de treino é mais um dia de festa. Fazer agility para esses cães é tão prazeroso que em seu olhar fica claro a alegria que sente. E se observarmos sua fisionomia poderemos perceber um sorriso em seu focinho.
Quando chegam em um estágio mais avançado é possível notar que após fazer uma vez o percurso, basicamente já o sabem de cor, por muitas vezes fazendo-o sozinho e abandonado seu condutor para trás que por inúmeras vezes não conseguem acompanhar sua velocidade. Portanto quem pretende conduzir um Terrier Brasileiro deverá antes de mais nada estar bem preparado fisicamente.
Inicia-se o aprendizado com o animal na coleira. Abaixo as etapas e os obstáculos a serem treinados:

- A MESA
o ponto marcante desta prova é a obediência. O TB deve subir em uma mesa e lá deitar por 5 segundos (para categoria iniciante) ou atender o comando sorteado pelo juiz (Senta! Deita! ou Em Pé!) para categorias avançadas, por 5 segundos. Deve atender aos comandos Sobe! Comando Específico! Fica!

-
O TÚNEL
para facilitar este aprendizado você pode colocar o brinquedo preferido de seu cão dentro do túnel para ele ir buscá-lo. Se não der certo nesta tentativa, jogue-o como uma bola de boliche e o estimule com sua voz e ficar na saída do túnel, estimulando que seu cão passe por dentro.

- A PALIÇADA
um TB não se assusta facilmente, mas se for um cão extremamente jovem, diminua a altura. É importante que o cão ande nas zonas de contato.

- A PASSARELA
para dar maior confiança ao seu cão, acompanhe-o e coloque ele deitado ou sentado, como uma brincadeira, sobre a trave. Aqui também existem zonas de contato, obrigatórias.

- O PNEU
fazer um TB saltar através de um pneu é a coisa mais simples que existe: como a altura do pneu nas categorias Mini e Midi (as quais pertence o TB) já não é das mais altas, pode-se começar o treinamento já com a altura correta. A um determinado comando o TB deve saltar. Quem vai avaliar e decidir qual a melhor distância a saltar é o próprio animal.

- A GANGORRA
para ter êxito neste exercício deve-se de início vencer a apreensão do cão a quem devemos fazer entender que é ele, somente ele, quem vai fazer a gangorra baixar. O ponto crucial é o momento em que a gangorra começa a bascular, mudando de posição. Quando ele está nesse ponto aonde a prancha vai começar a descer, temos que estar juntos para que ele entenda que por um instante a prancha deve ficar parada, antes de começar a descida pelo outro lado, pois no futuro, quem vai dar o “tempo” certo é o cachorro.

- O SLALON
este trabalho necessita um perfeito entrosamento entre o dono e seu cão. No começo o exercício deve ser facilitado. A primeira estaca deve ficar à esquerda do cão. Dê a ordem Passa! Em seguida guie seu cão com a coleira, para que ele passe. Desde que ele entenda como deve transpor o piquete, continue o trajeto. É um exercício que deve ser repetido até que o cão entenda como é o movimento, sem exaustão, e corrigir imediatamente um erro.

A iniciação aos saltos, muros, etc..., são mais simples. O importante é que o condutor também saiba como conduzir, para formarem uma dupla perfeita. É diversão garantida!